Vídeos

Nejib Belkadhi relembra e descreve o início da pandemia de Covid 19. Quando ninguém conseguia fazer nada, sequer sair de casa, Nejib escreveu um roteiro em cinco dias, reuniu atores e atrizes residentes próximos a ele e filmou, em sua casa, uma história sobre um casal cujo marido psicótico é atormentado pela pandemia e delira com teorias conspiratórias.

 

Darin Sallam, diretora do filme, conta como chegou até ela a história de uma menina palestina cujo pai trancou-a num porão para protegê-la dos ataques israelenses, durante a Nakba (a expulsão dos palestinos de suas terras) em 1948. Uma história, segundo ela, que tem urgência de ser contada.

 

O diretor Samir Nasr conta como foi adaptar um famoso romance egípcio intitulado Sharaf, para um filme e como, conforme a situação política do Egito mudava, o roteiro foi se transformando. O resultado, segundo ele, é um filme que é um microcosmo, não só da sociedade egípcia mas também de várias sociedades do mundo árabe.

 

Depoimentos do diretor argentino sobre o filme Adonde Vas, que trata da cultura e da história de uma vasta região na Patagônia argentina habitada principalmente por descendentes de libaneses e povos originários. Uma região ”esquecida” pela mídia hegemônica e até pela cartografia oficial.