PROGRAMAÇÃO

31 de agosto

Abertura, dia 31 de agosto, às 20: Caixa de Memórias

1 de setembro

18h – O Salão de Huda

2 de setembro

18h – Amira

20h30 – Sharaf

3 de setembro

15h30 – Costa Brava

18h – Caixa de Memórias

20h30 – O Estrangeiro

4 de setembro

15h30 – Comunhão

18h – Farha

20h30 –O Salão de Huda

5 de setembro

18h – Sharaf

20h30 – Amira

6 de setembro

18h – O Estrangeiro

20h30 – Comunhão

7 de setembro

18h – Costa Brava

20h30 – Farha

FILMES DISPONÍVEIS ONLINE

Adonde Vas

Uma Emergência Banal

Jahilya

Caixa de Memórias

INÉDITO
Memory Box. Líbano, Catar, Canadá, França. 2021. Ficção. 102 min. Livre

Direção: Joana Hadijthomas e Khalil Joreige
Roteiro: Gaelle Macié, Joana Hadjithomas e Khalil Joreige
Direção de Fotografia: Josée Deshaies
Produção: Georges Schoucair, Christian Eid, Carole Scotta, Barbara Letellier, Kim McCraw, LucDéry, Jasmyrh Lemoine
Elenco: Rim Turki, Manal Issa, Paloma Vauthier, Clemence Sabbah, Nisrine Abi Samra, Joe Khodeih, Hasan Akil

Integrante da mostra competitiva oficial da edição online do Festival de
Berlim 2021, “Caixa de Memórias” é um filme de descobertas e
redescobertas para duas gerações. Uma, conhecendo o novo. A outra,
protegendo-se do conflito que a recordação do passado pode causar. As

vidas de três mulheres estão conectadas por uma caixa contendo seus
diários, fotografias e fitas de áudio.

O Salão de Huda

Huda´s Saloon. Palestina, Egito, Catar, Países Baixos. 2021. Ficção. 90 min. 12 anos.

Direção e Roteiro: Hanny Abu-Assad

Fotografia: Ehab Assal, Peter Flinckenberg

Produção: H & A Productions, Cocoon Films, Doha Film Institute, Film-Clinic, KeyFilm, Lagoonie

Film Production, MAD Solutions, Philistine Films.

Elenco: Ali Suliman, Maisa Abd Elhadi, Samer Bisharat, Omar Abu Amer, Kamel El Basha, Manal Awa.

Reem, uma jovem mãe casada com um homem ciumento, vai ao salão de Huda em Belém. Mas essa visita comum se complica quando Huda, depois de ter colocado Reem em uma situação vergonhosa, a chantageia para que ela trabalhe para o serviço secreto dos ocupantes e, assim, traia seu povo.

Amira

INÉDITO
Amira.Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita. 2021. Ficção. 90 min. 12 anos

Direção: Mohamad Diab
Roteiro: Mohamed Diab, Khaled Diab, Sherin Diab
Direção de Fotografia: Ahmed Gabr
Produção: Mohamed Hefzy, Moez Masoud, Mona Abdel Wahab, Hany Abu-Assad, Amira Diab, Sarah Goher
Elenco: Saba Mubarak, Tara Abboud, Ali Suleiman, Ziad Bakri

Amira, uma palestina de 17 anos, foi concebida com o esperma contrabandeado de seu pai preso, Nawar. Embora o relacionamento com ele, desde o nascimento, tenha se restringido a visitas na prisão, ele continua sendo seu herói. A ausência dele em sua vida é compensada por amor e carinho daqueles que a cercam. Mas quando uma tentativa fracassada de conceber outra criança revela a infertilidade de Nawar, o mundo de Amira vira de cabeça para baixo.

Sharaf

INÉDITO Sharaf. Tunísia, Alemanha, França, Luxemburgo. 2021. Ficção. 95 min. 12 anos Direção: Samir Nasr Roteiro: Sonallah Ibrahim Direção de Fotografia: Darja Pilz Produção: Silvana Santamaria Elenco: Ahmed Al Munirawi, Fadi Abi Samra, Khaled Houissa, Ridha Boukadida, Tawfik Bahri Baseado no famoso romance de Sonallah Ibrahim, é a história de um “Cândido” moderno em um mundo árabe distópico. Ele é um dos milhões de pobres que anseiam por um futuro melhor. Quando ele mata um homem em legítima defesa, precisa acordar de seus sonhos de riqueza e consumo. O microcosmo da prisão espelha a complexa situação das sociedades árabes que vivem sob ditadura e pobreza, dependentes de um sistema econômico global injusto. Sharaf decide alcançar seu próprio avanço social atrás das grades da prisão. Mas ele terá que pagar um preço muito alto por isso. O diretor Samir Nasr conta como foi adaptar um famoso romance egípcio intitulado Sharaf, para um filme e como, conforme a situação política do Egito mudava, o roteiro foi se transformando. O resultado, segundo ele, é um filme que é um microcosmo, não só da sociedade egípcia mas também de várias sociedades do mundo árabe.

Costa Brava

INÉDITO
Costa Brava, Lebanon. Líbano, Catar, Dinamarca, França, Noruega, Espanha e Suécia. 2021. Ficção. 106 min. Livre.

Direção: Mounia Akl
Roteiro: Mounia Akl e Clara Roquet
Direção de fotografia: Joe Saade
Produção: Myriam Sassine, Georges Schoucair
Elenco: Nadine Labaki, Saleh Bakri, Nadia Charbel, Ceana Restom, Geana Restom, Yumna Marwan

A desprendida família Badri escapa da poluição tóxica e da agitação social de Beirute procurando refúgio em uma casa utópica nas montanhas, a qual eles dedicaram anos para construir. Inesperadamente, o governo começa a construção de um aterro de lixo do lado de fora da cerca, trazendo o lixo e a corrupção de um país inteiro à sua porta. À medida que o aterro aumenta, também aumentam as tensões familiares, e os Badri tem de fazer uma escolha: permanecer fiel aos seus ideais, ou deixar sua casa idílica e enfrentar a realidade da qual fugiram.

 

O Estrangeiro

INÉDITO
The Stranger. Síria, Palestina, Catar, Alemanha. 2021. Ficção. 98 min. 12 anos

Direção e Roteiro: Amir Fakhar Aldin
Direção de Fotografia: Niklas Lindschau
Produção: Jires Copti, Tony Copti, Dorathe Beinemeier
Elenco: Ashraf Barhoum, Mohammad Bakri, Haitham Omari, Amir Hlehel

Em uma pequena vila nas Colinas de Golã ocupadas, a um médico sem licença, que está passando por uma crise existencial, encontra-se desesperado. Sua vida toma outro rumo quando ele encontra um homem ferido na guerra na Síria. Superando todas as expectativas da comunidade em tempos de guerra e crise nacional, ele se aventura para cumprir seu destino recém-encontrado.

Comunhão

INÉDITO Communion. Tunísia. 2021. Ficção. 96 min. Livre. Direção e Roteiro: Nejib Belkadhi Direção de Fotografia: Hazem Berrabah Produção: Imed Marzouk e Nejib Belkadhi Elenco: Souhir Ben Amara e Nejib Belkadhi O enredo do filme segue Sara, que trabalha em casa durante o confinamento, no terceiro setor, ajudando pessoas em dificuldades durante a crise da Covid-19. Seu marido, Kais, psicótico, encontra-se sem medicação, não há estoque. Enquanto isso, a natureza recupera seus direitos e o ar fica mais puro e mais respirável. Nejib Belkadhi relembra e descreve o início da pandemia de Covid 19. Quando ninguém conseguia fazer nada, sequer sair de casa, Nejib escreveu um roteiro em cinco dias, reuniu atores e atrizes residentes próximos a ele e filmou, em sua casa, uma história sobre um casal cujo marido psicótico é atormentado pela pandemia e delira com teorias conspiratórias.

Farha

INÉDITO Farha. Jordânia, Suécia, Arábia Saudita. 2021. Ficção.92 min. 12 anos. Direção e Roteiro: Darin J Sallam Direção de Fotografia: Rachel Aoun Produção: Deema Azar, Ayah Jardeneh Elenco: Karam Thaer, Ashraf Barhom, Ali Suliman É 1948 e os ingleses estão saindo do poder na Palestina. Farha, uma menina de 14 anos, sonha em ir à escola na cidade com sua amiga Farida, mas ela sabe que, como filha de um mukhtar, o chefe da vila, é esperado que ela se case, mas quer ir contra essas leis. Entretanto, com os ingleses saindo do país, bombas israelenses chegam a sua vila e seu pai a tranca no porão da casa, prometendo voltar assim que puder. Enquanto Farha olha pelas rachaduras e espera pelo pai, ela vê sua vila, que tanto queria sair, ser destruída, ameaçando os planos que tinha para o futuro. Darin Sallam, diretora do filme, conta como chegou até ela a história de uma menina palestina cujo pai trancou-a num porão para protegê-la dos ataques israelenses, durante a Nakba (a expulsão dos palestinos de suas terras) em 1948. Uma história, segundo ela, que tem urgência de ser contada.

Adonde Vas

INÉDITO Adonde Vas.Argentina. 2017. Documentário. 70 min. Livre. Direção, Roteiro e Fotografia: Javier López Actis Produção: La Livertá Films O diretor compartilha a experiência de uma viagem por uma área quase desabitada da Patagônia Argentina, que ultrapassa as dimensões da Palestina e de Israel juntos. Os escassos 600 habitantes – a maioria descendentes de árabes e povos nativos – revelam suas crenças, segredos, sinais e sonhos, apesar de uma imprensa manipulada que os torna invisíveis e das cinzas de um vulcão que tenta cobri-los Depoimentos do diretor argentino sobre o filme Adonde Vas, que trata da cultura e da história de uma vasta região na Patagônia argentina habitada principalmente por descendentes de libaneses e povos originários. Uma região ”esquecida” pela mídia hegemônica e até pela cartografia oficial.

Disponível apenas online, na plataforma do Sesc

Uma Emergência Banal

INÉDITO
Une Urgence Ordinaire. Marrocos, Suíça. 2018. Ficção. 85 min. Livre.

Direção: Mohcine Besri
Roteiro: Mohcine Bersi e Cécile Vargaftig
Produção: Elisa Garbar, Lamia Chraibi, Michel Merkat
Elenco: Rachid Mustapha, Fatima Zahra Banacer, Youssef Alaoui, Saïd Bey, Ayoub Layoussifi.

Driss e Zarha deixaram sua vila de pescadores para levar seu filho de 6 anos, Ayoub, ao pronto-socorro do hospital público de Casablanca. Eles encontram Houcine, irmão de Driss, com quem estão brigados há anos. O médico diagnostica um problema no cérebro de Ayoub que requer intervenção urgente. É o início de uma jornada dolorosa que levará todos até o fim de si mesmos. Até onde eles irão para salvar Ayoub?

Disponível apenas online, na plataforma do Sesc

Jahilya

INÉDITO
Jahilya. Marrocos. 2018. Ficção. 94 min. 14 anos

Direção e Roteiro: Hicham Lasri
Direção de Fotografia: Said Slimani
Produção: Lamia Chraïbi, Hicham Lasri, Leila Amran
Elenco: Mostapha Houari, Salma Eddlimi, Zoubida Akif, Hassan Badida, Rami Fijjaj, Zoubir Abou Al Fadl, Moulay Hassan Alaoui, Malek Akhmiss, Nissrine Erradi

Uma história tragicômica de vários personagens presos em um evento
histórico no ano de 1966: o cancelamento da celebração do Aid, quando
se sacrifica uma ovelha. Lofti o amnésico, Mounir que é rejeitado pela família da mulher com quem quer se casar, uma criança que não consegue entender esse cancelamento e uma pessoa que precisa de ajuda para cometer suicídio.

Disponível apenas online, na plataforma do Sesc